Obras da Ponte sobre o Rio Araguaia ocorrem com constante Supervisão Ambiental

Confira o volume 4 do Informativo Quadrimestral da Ponte
junho 8, 2021

Canteiro de Obras

A Supervisão Ambiental das obras da Ponte sobre o Rio Araguaia, na rodovia BR 153, é contínua durante a execução das estruturas que compõem a ponte, como no caso da infraestrutura (fundação), que até o mês de agosto de 2021 está sendo realizada por meio de balsas ancoradas na margem esquerda do Rio Araguaia, no lado paraense.

Durante a rotina de supervisão ambiental nessas balsas são realizadas vistorias nas atividades da construtora quanto ao potencial de impacto ambiental que a obra pode promover. São impactos como:

  • geração e má disposição de resíduos sólidos;
  • descarte indevido de resíduos de construção civil no rio;
  • alteração na qualidade da água durante perfuração;
  • contaminação da água por óleos e lubrificantes;
  • desconforto acústico e ambiental devido aos níveis de ruídos.

Após a rotina de supervisão nos pontos com potencial para ocorrência de impactos ambientais, a equipe da Supervisão Ambiental gera Registros de Orientação, para casos em que não são observadas ocorrências ambientais, ou Registros de Ocorrência, para quando são observadas atividades com impacto ou possível impacto ambiental decorrente das atividades da construtora. Nesses documentos há o detalhamento da orientação ou ocorrência e medidas para mitigação ou reversão do impacto, além do memorial fotográfico. Os registros são então encaminhados à construtora, supervisora de obras e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para conhecimento.