O Programa de Arqueologia finalizou no mês de julho de 2020 o resgate dos dois sítios arqueológicos identificados na área de influência da ponte sobre o Rio Araguaia, entre Xambioá/TO a São Geraldo do Araguaia/PA.
Trata-se de dois sítios identificados antes mesmo do início das obras, que não estão localizados no traçado previsto para a ponte e seus acessos, mas que pertencem à área de influência do empreendimento, sendo um localizado em São Geraldo, a cerca de 100 m da cabeceira da ponte do lado do Pará, e o outro em Xambioá, a aproximadamente 2 km da cabeceira da ponte do lado do Tocantins.
Os objetivos do Subprograma de Salvamento foram:
§Resgatar os sítios arqueológicos identificados na fase de diagnóstico;
§Escavação do Sítio arqueológico Xambioá e do Sítio São Geraldo;
§Caracterização espacial e estratigráfica do sítio;
§Análise do estado de conservação das áreas;
§Coleta de vestígios arqueológicos em superfície e em subsuperfície.
O material arqueológico coletado a partir das escavações foi devidamente acondicionado em embalagens plásticas, etiquetadas com seus respectivos dados de origem (unidade de escavação, nível, data de coleta) e especificação quanto à sua tipologia (lítico, cerâmico e carvão). A partir disso, os vestígios resgatados são encaminhados para análise laboratorial, e posteriormente enviados para o Núcleo Tocantinense de Arqueologia na cidade de Porto Nacional-TO e para a Fundação Casa da Cultura de Marabá, em Marabá-PA, podendo ser futuramente expostos para visitação.